SADHANA TATTVA
A Ciência das Sete Culturas
Para uma rápida evolução da alma humana
Por Swami Shivananda

INTRODUÇÃO
(a) Um pouco de pratica é melhor do que toneladas de teoria. Pratique a Yoga, a Religião [leia-se a "Religião Vertical", que diz respeito à auto-investigação e à espiritualidade] e a Filosofia na vida diária e alcance a Auto-Realização.
(b) Essas trinta e duas instruções dão a essência da Eterna Religião (Sanatana Dharma) na sua mais pura forma. Elas são apropriadas para pessoas com responsabilidades de casa e família modernas, com horas de trabalho fixas. Modifique-as para se adaptar à sua conveniência e aumente o período gradualmente.
(c) No começo, escolha apenas algumas poucas instruções praticáveis que formem um pequeno porém definido avanço sobre os seus hábitos atuais e caráter. No caso de doença na sua condição de saúde, pressão do trabalho, ou compromissos inadiáveis, troque seu Sadhana em atividade pela frequente lembrança de Deus.


♪♫

CULTURA DA SAÚDE

1. Coma moderadamente. Coma alimentos leves e simples. Ofereça-os a Deus antes de ingeri-los. Tenha uma dieta balanceada.

2. Evite pimentas, cebola, alho, tamarindo, etc. tanto quanto possível. Abandone chá, café, fumo, bételes (estimulante), carne e vinho completamente.

3. Jejue nos dias de Ekadasi. Ingira frutas ou raízes apenas.

4. Pratique Yoga Asanas (posturas de yoga) ou exercícios físicos por quinze ou trinta minutos todos os dias. Faça uma caminhada longa ou pratique jogos vigorosos diariamente.


♪♫

CULTURA DA ENERGIA

5. Observe silêncio (Mouna) por duas horas diariamente, e de quatro a oito horas aos domingos.

6. Observe celibato de acordo com sua idade e circunstâncias. Restrinja a indulgência a uma vez por mês. Diminua a prática gradualmente para uma vez ao ano. Finalmente tome voto de abstinência para a vida inteira.


♪♫

CULTURA DA ÉTICA

7. Fale a VERDADE. Fale pouco. Fale gentilmente. Fale docemente.

8. Não machuque qualquer ser em pensamento, palavra ou ação. Seja gentil com todos.

9. Seja sincero, direto e com coração aberto em sua fala e negociações.

10. Seja honesto. Ganhe pelo suor do seu rosto. Não aceite qualquer dinheiro, coisas ou favor a menos que seja recebido dentro da lei. Desenvolva nobreza e integridade.

11. Controle rompantes de raiva através da serenidade, paciência, amor, misericórdia e tolerância. Perdoe e esqueça. Adapte-se aos homens e eventos.


♪♫

CULTURA DA DETERMINAÇÃO

12. Viva sem açúcar por uma semana ou um mês. Desista do sal aos domingos.

13. Desista das cartas, novelas, cinemas e clubes. Voe de más companhias. Recuse discussões com pessoas materialistas. Não se misture com pessoas que não tenham fé em Deus ou que critiquem o seu Sadhana.

14. Restrinja seus desejos. Reduza suas posses. Tenha uma vida simples, limpa, e pensamentos elevados.


♪♫

CULTURA DO CORAÇÃO

15. Fazer o bem às pessoas é a mais elevada religião. Realize algum serviço desinteressado por algumas horas toda semana, sem egoísmo nem expectativa de recompensa. Realize os seus afazeres mundanos com o mesmo espírito. Trabalho é adoração [o Amor em movimento]. Dedique-o sempre a Deus.

16. Doe de dois a dez por cento da sua renda para caridade todo mês. Compartilhe o que você tem com os outros. Permita que o mundo seja a sua família. Remova o egoísmo.

17. Seja humilde e proste-se mentalmente perante todos os seres. Sinta a Presença Divina em todos os lugares. Desista da vaidade, do orgulho e da hipocrisia.

18. Tenha inabalável fé em Deus, na Bhagavad Gita e no seu Guru. Faça uma entrega total de si mesmo a Deus e ore: “Seja feita a Vossa Vontade; eu não quero coisa alguma.” Submeta-se à Vontade Divina em todos os eventos e acontecimentos com equanimidade.

19. Veja a Deus em todos os seres e ame-os como sendo seu próprio Eu. Não odeie qualquer vida.

20. Lembre-se de Deus o tempo todo, ou, pelo menos, ao se levantar da cama, durante uma pausa no trabalho, e antes de se deitar para dormir. Mantenha um maala (rosário de orações) na sua bolsa.


♪♫

CULTURA PSÍQUICA

21. Estude um capítulo, ou dez a vinte cinco versos da Gita, com tradução de significados, diariamente. Aprenda sânscrito, pelo menos o suficiente para entender a Gita no original.

22. Memorize a Gita inteira, gradualmente. Mantenha ela sempre na sua bolsa.

23. Leia o Ramayana, Bhagavatam, Upanishads, Yoga-Vasishta ou outros livros religiosos  diariamente ou durante os feriados.

24. Compareça aos encontros religiosos, kirtans e satsangs (divinos discursos) de Santos em toda oportunidade. Organize tais sessões aos domingos ou feriados.

25. Visite um templo ou local de adoração pelo menos uma vez por semana e organize-se para sustentar kirtans ou discursos lá.

26. Passe os feriados e tempos livres, quando possível, na companhia de Santos ou pratique seu Sadhana em um local sagrado em reclusão.


♪♫

CULTURA ESPIRITUAL

27. Vá para a cama cedo. Levante-se às quatro horas da madrugada. Responda aos chamados da natureza (urine e defeque se necessário), limpe a sua boca e tome um banho.

28. Recite algumas orações e Kirtan Dhvanis [1]. Pratique pranayamas, japa e meditação das cinco às seis horas. Sente-se em Padma (lótus), Siddha ou Sukha Asana completamente, sem movimentos, através da prática gradual.

29. Realize sua adoração diária, Sandhya [2], Gayatri japa [3] ou Nityakarma [4], se tiver alguma.

30. Escreva seu mantra ou Nome de Deus favorito em um caderno, por dez a trinta minutos, diariamente.

31. Cante os Nomes de Deus (kirtan), orações, Stotras e bhajans por meia a uma hora à noite com a família e amigos.

32. Faça resoluções anuais sobre as linhas acima. Regularidade, persistência e firmeza são essenciais. Registre o seu Sadhana em um diário espiritual diariamente. Reveja-o todo mês e corrija suas falhas.


♪♫

[1] http://sivanandaonline.org/public_html/?cmd=displaysection&section_id=1114
[2] http://cincinnatitemple.com/articles/Sandhya_Mantras.pdf
https://www.scribd.com/mobile/document/330006936/Details-of-the-Practice-of-Sandhya-Worship#
[3] http://www.sivanandaonline.org/public_html/?cmd=displaysection&section_id=1087
[4] https://en.m.wikipedia.org/wiki/Nitya_karma
https://www.yogapedia.com/definition/8761/nitya-karma

♪♫
Gratidão, Amor e Arte por toda parte,

Deja un comentario


cinco − 2 =