Trilha Sonora

mOMentos marcantes de RAMAM | Notas especiais de cada ano de nossa trajetória musical

até 2001 ))) Interessado por Artes e Música desde pequeno, com um avô desenhista nato que o encantava com esse dom, Daniel Ramam cresce ao bom som do Samba, da MPB e da Bossa Nova. Já bem novo compõe funks com amigos na escola, e tempos depois participa de alguns grupos de pagode e de grupo jovem na igreja, época em que aprende os primeiros instrumentos: pandeiro, tantam, repique e cavaco.

Em meados de 2001 acontece a primeira grande reviravolta de sua Vida, com a Passagem de um de seus melhores amigos: Patrick Bravo… a partir desse doloroso movimento Daniel Ramam começa a se questionar sobre o Sentido da sua Existência e mergulha nas leituras de tradições orientais, fascinado pelo Reiki (sistema de cura natural de origem japonesa), apresentado por este grande irmão.

2002 ))) Mais ou menos nessa época Ramam conhece o primeiro músico que exerceu enorme influência sobre sua Alma sedenta de Significados: Oliver Shanti. Seus inúmeros CDs trabalharam como verdadeiros portais que o transportavam através de diversas paisagens sonoras e épocas… Graças a este Ser e seu precioso trabalho Ramam desperta sua profunda reverência pelas tradições nativas do planeta. Nesse ano Ramam também inicia o voluntariado na Associação Reiki Sem Fronteiras, até o ano de 2005.

2004 ))) É em 2004 que essa trilha musical de fato se inicia! Após conhecer e degustar um pouco do Budismo, Taoísmo, Xamanismo e Hinduísmo, Ramam encontra (através do orkut!) a Vida e Obra do grande educador e mestre indiano Sri Sathya Sai Baba. Através deste amado Avatar ele chega até a Música Orgânica no antigo Coral Orgânico Vozes Sai, do Centro Sai de Vila Isabel (RJ). Aí lhe é permitido vivenciar na pele, pela primeira vez, o que viria a conhecer anos depois como Transdisciplinaridade. A partir de então Ramam vem namorando a Etnomusicologia, e conhecendo melhor, pela Música, formas e costumes tão intrigantes e integrados, que as culturas nativas sempre mantiveram com a Mãe Natureza.

Por esse período Ramam escuta pela primeira vez o cativante som da kalimba, através dessa preciosa apresentação em flash* que sua amiga e designer Prem Durga fez para seu antigo site, com a canção “Ritual”, de Chandra Lacombe. Após ficar fascinado por este som e essa voz marcante, Ramam pesquisa por vários meses até descobrir o instrumento que emite esse som único e seu músico inspirAmor que magistralmente toca e enCanta profundamente sua alma.

2007 ))) Neste ano uma nova abordagem musical preenche uma demanda interna pela qual seu coração tanto aspirava: utilizar o som de forma deliberada para o alinhamento com o Ser Interno e a conexão com o Eu Superior. Esse conhecimento chega através dos encontros e workshops com Guy Lussier, terapeuta canadense com um maravilhoso dom de cuidar e impressionante fé de curar! Através de sua abordagem francesa de Yoga do Som, canalizada por uma grande médium francesa do século passado, Ramam inicia esse profundo e sistemático trabalho de limpeza celular pelo Canto das Vogais francesas.

2008 ))) Em 2008 inicia a Formação Holística de Base na UNIPAZ-RJ, onde tem a rica oportunidade de conhecer e aprender com os grandes “maestros” da sabedoria Pierre Weil, Roberto Crema, Jean-Yves Leloup e Glória Sobrinho. Nessa Universidade que forma para a Vida, Ramam integra ainda mais sua Vocação Artística, por compreender através de sua metodologia a qualidade de ser Quem Se É, se empoderando dos seus Sonhos e Metas de Vida.

2009~2010 ))) Ramam inicia sua carreira como Facilitador de Música Orgânica em 2009, com oficinas realizadas no Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo), Nepal (Departamento de Música da Universidade de Kathmandu) e Índia (Verité, Auroville), onde vive por 9 meses para aprofundamento nas práticas milenares dessas tradições. Em Rikhya (norte da Índia) realiza um curso intensivo de Nada Yoga pela Bihar School of Yoga com Swami Muktidharma, Swami Niranjanananda e a Swami Satsangi. Aprende em Pondycherry o Canto Clássico Hindustani com Laxmi Santra e tem a rara oportunidade de tocar kalimba e pandeiro para o Bem-Amado Bhagavan Sri Sathya Sai Baba, com mais 300 devotos de todo Brasil, bem como pARTicipar do Khumba Mela de 2010 no Ganges e tocar para seu Bem-Amado Sri Prem Baba.

Nesse mesmo ano Ramam desenvolve a identidade visual da “SOM DA LUZ – Harmonia e Desenvolvimento através da Música” cuja inspiração nasceu naquelas sagradas terras da Mãe Índia, e dá Vida à sua abordagem pessoal dessa terapêutica com o som. Muito dessa pesquisa ainda pode ser encontrada em seu primeiro blog: www.danielramam.blogspot.com.br (migrado do extinto multiply.com).

Ramam também participa do 5º Encontro Internacional de Educação Holística da Pedagooogia 3000 com Noemi Paymal, em Auroville/Pondicherry. Na área da sustentabilidade, realiza alguns workshops sobre o tema em Auroville com destaque para uma vivência de 2 dias com um dos criadores da Ecologia Profunda, John Seed. Também participa, já no Brasil, do Módulo Social da Formação em Design de Sustentabilidade do Gaia Education em 2010.

Ainda em 2010, realiza a formação completa dos 4 graus em Massagem Sonora com Taças Tibetanas pelo Método Peter Hess com Ingrid Ortelbach, certificado pelo Peter Hess Institut (Alemanha). Ramam é profundamente grato à sua querida amiga e desde então parceira de Concertos Meditativos, Regina Santos por trazer esse método para o Brasil.

2011 ))) Nesta época Ramam é convidado a participar do programa Alternativa Saúde, do canal a cabo GNT, como especialista holístico para o caso de perda auditiva analisado no programa de Patricya Travassos. Assista ao programa dividido em 3 partes em nossa galeria de vídeos!

Também se inicia a 1ª turma da Formação em Facilitadores de Música Orgânica, com Ricardo Oliveira (idealizador dessa abordagem genuinamente brasileira), Fernando Neder e Paulo de Tarso.

Na área da Educação Ramam produz e coordena com amigos o 6º Encontro Internacional de Educação Pedagogia 3000, de 8 a 17 de julho de 2011. Canal do Youtube: www.youtube.com/user/pedagooogia3000rio

É nesta época que também promove durante aproximadamente 1 ano rodas de música e meditações na Praia do Diabo, nos encontros chamados “Amigos Lunares”, em parceria com a amiga Vanessa Kober e inicia a realização de Concertos Meditativos com Massagem Terapêutica em parceria com a querida e ex-namorada Renata Oliveira.

2012 ))) No Reveillon de 2011~12 oferece um Concerto Meditativo e atendimentos de Massagem Sonora em parceria com Regina Santos, no evento “Mitologia: a história da alma”, do Instituto Teosófico de Brasília, na Reserva Ecológica Paraíso na Terra.

Em Fevereiro participa com a musicalização do Workshop de Constelações Familiares e Multidimensionais com Música Orgânica, da amiga Marly Cordeiro, em Salvador/BA.

Em junho, durante a Rio+20, oferece com amigos atividades lúdicas para crianças de uma escola pública pelo projeto Semeação – Educação Cocriativa, bem como tem a grande satisfação de compor a banda do Sangha Rio de Sri Prem Baba em seu 1º Encontro Público na cidade maravilhosa!

2013 ))) Novamente no Reveillon de 2012~13 Ramam é convidado pelo Instituto Teosófico de Brasília para compor a banda da Noite de Reveillon na Reserva Ecológica Paraíso na Terra, onde também tem a oportunidade de oferecer um Concerto Meditativo no 1º dia do ano, bem como realizar diversos atendimentos de Massagem Sonora com as taças tibetanas, didgeridoo, kalimba e voz.

Novamente em Junho Ramam tem a grande realizaSom de tocar com o Sangha Rio para seu amado mestre Sri Prem Baba, em seu 2º Encontro Público na cidade!

Em Agosto, a convite do amigo e professor de Yoga KiuMars inicia-se no Rio o núcleo do Movimento Canta com Amor, que inaugura na cidade uma nova forma de realização de Círculos de Canções, Jornadas de yoga, canto e meditação e Retiros, com a intenção de mergulhar profundamente na experiência de alegria, amor e interconexão. Este Movimento busca nutrir o tipo de comunidade que inspira cada vez mais pessoas a manifestar a mudança que querem ver no mundo. Nosso canal no youtube aqui!

2014 ))) Em Maio deste ano mais um filhote musical é parido pela parceria com a amiga Tamara Steiman que nutre sua Visão de encher as praças do Rio de Música e Magia com seu projeto Ilumina Rio, o qual fazia também pArte de um antigo sonho de Ramam de ocupaSom de espaços públicos o qual já havia também iniciado antes em parceria com o Movimento Unite in Babylon, desde então muito mais potencializado pelo Ilumina Rio. Nosso canal no Youtube aqui!

Em Julho e Novembro Ramam se apresenta com o Sangha Rio em grandes eventos públicos com Sri Prem Baba na cidade: na Meditação Coletiva pela Paz Mundial (em julho), e no Awaken Love Festival (em novembro) com satsangs públicos no Cristo Redentor, no Espaço Tom Jobim e em Vigário Geral no AfroReggae, bem como é convidado para SOMar no Retiro de Silêncio no Spa Maria Bonita, em Nova Friburgo.

E de Agosto a Outubro Ramam imerge na Temporada de Alto Paraíso com Sri Prem Baba, realizando diariamente com os músicos primorosos deste Sangha os kirtans e bhajans do programa.

ॐ शान्तिः शान्तिः शान्तिः ॥ Om Shaantih Shaantih Shaantihi

Desde então Ramam vem oferecendo concertos, atendimentos e aulas no Rio de Janeiro, onde mora, e em várias partes do país a convite, bem como sendo um agente catalizAmor, facilitando com que novos irmãos entrem em contato com seus Dons e Talentos assumindo suas VocaSons mais profundas da alma…