Kalimbas

NOSSA ESPECIALIDADE | Gratidão a ti, Chandra, por tuas composições e virtuosismo tão cativante nesse instrumento que arrebatou essa Alma

Apresentamos alegremente aos que ainda não conhecem esse instrumento cativante e de valor terapêutico inestimável em nossa Trilha Sonora: a Kalimba.

De origem africana, também conhecida como mbira e outros nomes, ela é um instrumento de percussão melódica tocado com as unhas dos polegares (estilo tradicional) ou com as unhas dos dedos indicadores e médios (estilo Chandra). Sua afinação é bastante versátil, podendo ser alterada com o simples deslocar das teclas de metal para junto ao eixo para notas mais agudas ou no sentido contrário para notas mais graves.

 
 

Modelos recomendados por nós )))

Kalimba pequena de coco e madeira (modelo 1): 5, 7 e 9 teclas

Kalimbas pentatônicas – 5, 7 e 9 teclas | Em seus tamanhos pequeno, médio e grande, afinadas em escalas de váriadas culturas do planeta, a kalimba torna-se um valioso aliado no processo de aprendizagem musical tanto infantil quanto adulto, ou simplesmente nos momentos de descontração e lazer, promovendo relaxamento mental e conduzindo-nos por suas paisagens sonoras alegres e suaves. A escala pentatônica é uma das formas melódicas mais arquetípicas do planeta, estando presente em todas as culturas ancestrais de um modo ou outro. Por isso ela é tão eficaz na produção de estados alterados de consciência pela sua vocalização e/ou contemplação.
Kalimba pequena de coco e madeira (modelo 2): 5, 7 e 9 teclas

O característico efeito “wah-wah” é conseguido abrindo e fechando o orifício central com o dedo polegar de uma das mãos, ou tampando e abrindo a base dos modelos de couro com abertura, contra uma superfície.

 
 

Kalimba M15

Kalimbas diatônicas – 15 e 17 teclas | as consagradas kalimbas de qualidade profissional do luthier Marcio Vieira (Udi Grudi), são aquelas tocadas nos inúmeros CDs do músico Chandra Lacombe e também as nossas preferidas!

Com um som mais profundo e grave, nesse instrumento primoroso é perfeitamente possível o acompanhamento de diversas canções através da fomação de acordes, de acordo com a afinação em que a kalimba estiver. O característico efeito “wah-wah” é conseguido levantando e apoiando a base sobre nossa coxa, onde ela é preferivelmente tocada a quatro dedos.

Kalimba M25

Kalimbas cromáticas – 25 teclas | modelo profissional ccom escala cromática, permitindo ao músico a performance de harmonias mais complexas, modulações, e todos os acordes possíveis, refinando ainda mais as possibilidades de arranjo para este instrumento.

Assista aqui a declaração de amor de Chandra Lacombe, o Az de Coração na Kalimba, durante Concerto de Mantras produzido pela SOM DA LUZ em Setembro de 2010!

 
 

Aulas particulares )))

Para aqueles que desejem se aprofundar na técnica e estilo do Chandra Lacombe de se tocar com os dedos indicadores e médios, oferecemos aulas particulares na Tijuca (RJ), a domicílio (RJ) ou para todo Brasil via Skype.

Faça contato para maiores informações.